German Research Foundation (DFG) obtém fundos para investigação sobre Síndrome de Dravet

German Research Foundation (DFG) obtém fundos para investigação sobre Síndrome de Dravet

Hoje partilhamos uma grande notícia para os pacientes com Síndrome de Dravet !

A German Research Foundation (DFG), uma organização financiada pelo governo alemão que apoia a investigação, atribuiu vários milhões de euros a um grande projeto de investigação de 6 universidades em colaboração. Este projeto “Epileptogenesis of Genetic Epilepsies” visa estudar como se produz exatamente a epilepsia e os problemas de desenvolvimento em três síndromes: um deles é o Síndrome de Dravet !

Mais concretamente, este programa de 3 anos vai estudar o que se altera exatamente no cérebro quando um neurónio tem o gene SCN1A mutado, o que dá lugar não só à epilepsia mas também aos problemas de desenvolvimento associados. Também vão observar em que momento do desenvolvimento é crítica a presença da mutação e que partes do cérebro são importantes. A resposta a este tipo de perguntas vai ajudar-nos a entender, por exemplo, em que momento utilizar uma terapia genética e em que parte do cérebro aplicá-la.

Este programa utilizará os ratinhos Dravet que resultam de um projeto da organização de pacientes de Espanha Fundación Síndrome de Dravet e que várias outras organizações de pacientes europeias ajudaram a financiar.

Os investigadores estão conscientes de que estes ratinhos são o resultado do esforço de muitas famílias de pessoas com Síndrome de Dravet. Nas palavras do coordenador do projeto, Prof. Holger Lerche, da Universidade de Tübingen:

« To the donors of the Dravet Foundation, I would like to thank you all that you made possible to create a disease model for Dravet syndrome that is widely available and very useful for our research, and I very much hope that with our better understanding of the epileptogenic process we will be also able to find better therapies in the future. Best wishes to you and your families. »

Hoje vamos voltar a sonhar em grande, mas cada vez mais perto… Por uma vida sem Dravet.

Artigo competo no link em baixo

http://www.dfg.de/en/service/press/press_releases/2017/press_release_no_38/index.html

Show Buttons
Hide Buttons