PUBLICADOS OS RESULTADOS DO ENSAIO CLÍNICO COM FENFLURAMINA

PUBLICADOS OS RESULTADOS DO ENSAIO CLÍNICO COM FENFLURAMINA

A Zogenix acaba de anunciar os resultados do primeiro ensaio clínico com fenfluramina (ZX008) no Síndrome de Dravet, no qual participaram pacientes de diversos países da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália que não estavam a fazer concomitantemente o fármaco Stiripentol.
70% dos participantes a fazer a dose mais alta de fenfluramina teve uma diminuição nas crises de metade ou mais. E 45% deles chegaram mesmo a ter uma diminuição de 75 % ou mais.

A média de redução de crises é de 72,4% com a dose mais alta e de 33,7% com a dose mais baixa, valores que representam uma melhoria muito significativa no quadro Dravet.

Como é sabido, a fenfluramina foi utilizada nos anos 70 e 80 para perder peso, e deixou de ser utilizada porque em doses elevadas causava problemas cardíacos. No entanto, durante os estudos prévios realizados na Bélgica, confirmados agora com este ensaio clínico, não foram vistos problemas cardiacos ou pulmonares. Em geral, os efeitos secundários graves não foram diferentes dos do grupo placebo (em geral correspondem a um agravamento da doença que não está relacionado com o fármaco e por isso se dá no grupo placebo).

Decorre atualmente um segundo ensaio clínico com fenfluramina, no qual é permitida a combinação com o stiripentol.
Está garantida a participação dos pacientes portugueses que o desejem no recrutamento em curso na Clínica da Universidade de Navarra, em Pamplona, sob a orientação da Dra. Sánchez-Carpintero.

Recordamos que a participação neste ensaio pode nalguns casos permitir o início da toma muito antes da comercialização do fármaco que poderá acontecer dentro de uns 3 anos.

Se pretender mais informação sobre o ensaio clínico, contacte a Dravet Portugal.

 Artigo original publicado no link em baixo

http://ir.zogenix.com/phoenix.zhtml?c=220862&p=irol-newsArticle_print&ID=2303670

Show Buttons
Hide Buttons